domingo, 23 de outubro de 2011

POEMA VISUAL - 7º e 9º anos

Leia os poemas abaixo:




De acordo com discussões e orientações feitas em aula, deixe um texto-comentário sobre os poemas acima.

- Mínimo 5 linhas

domingo, 16 de outubro de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO - 7º e 9º ANOS





Olá olá meus queridos alunos!!!

Este fim de semana foi meu dia...uhuulll
Agradeço à todos que me deram parabéns. Sem demagogia, mas vocês são o motivo principal do meu dia a dia.

A atividade desta semana será a escrita de um artigo de opinião. Como já foi dito em aula, o artigo de opinião é o texto em que você expõe sua ideia sobre determinado assunto por meio de argumentos. 
Como foi dia dos professores e estamos já há algum tempo discutindo sobre isto, o tema texto será: O RESPEITO AO PROFESSOR E A DISCIPLINA NA SALA DE AULA

- MÍNIMO 12 LINHAS
- DÊ UM TÍTULO

sábado, 1 de outubro de 2011

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 7º e 9º anos



O CORPO Carlos Drummond de Andrade

Eu, etiqueta

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome...estranho...

(...)
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda
seja negar a minha a minha identidade

(...)
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim-mesmo,
Ser pensante, sentinte e solidário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.

(...)
Por ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas algo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem,
Meu nome novo é coisa
Eu sou a coisa coisamente.

EXERCÍCIOS

1-) Como você se sente em relação às críticas feitas pelo poeta?

2-) Você concorda com ele? Por quê?

3-) O que podemos fazer para não nos tornarmos um COISA?

4-) Há neologismos no poema? Indique quais são essas palavras no texto.

5-) Escreva a respeito da interferência da moda e do consumo na identidade das pessoas. (mínimo 5 linhas).

Lembre-se: você tem auxílio da internet para pesquisar.