segunda-feira, 11 de julho de 2011

Roteiro para webquest - 9º B




VINÍCIUS MENINO

INTRODUÇÃO

¢Este Webquest tem o objetivo de levar o aluno a realizar uma leitura crítica e uma análise mais profunda de poemas.
¢Aproximar o aluno do tema infância para que ele possa perceber a importância dessa fase e relembrá-la por meio de sensações.

ORGANIZAÇÃO
¢O Webquest será realizado em dupla;
¢A atividade deverá ser enviada para o e-mail do blog: redacaonoomega@gmail.com;
¢Data limite da entrega: 7 de agosto de 2011;
¢A atividade deve conter os seguintes itens:
- Introdução (apresentação da atividade);
- Desenvolvimento (realização da proposta da atividade)
- Conclusão (a dupla deverá concluir o que pode absorver realizando esse webquest)


PROCESSO
Os alunos deverão ser capazes de fazer a:
¢Análise de poemas;
¢Leitura crítica;
¢Auto-conhecimento: relação com a infância e busca pela essência da poesia;
¢Discussão da diferença entre poema x poesia

RECURSOS
¢Leitura detalhada da obra;
¢Análise do tema infância;
¢Pesquisa da biografia do autor Vinícius de Moraes;
¢Reflexão.


FONTE DE PESQUISA
¢Livro: Vinícius Menino de Vinícius de Moraes;


AVALIAÇÃO


¢ A avaliação da atividade realizada pelos alunos será constituída de críticas qualitativas e quantitativas,  ou seja, a percepção de cada um em relação ao poema e a temática abordada;
¢Outro ponto que será considerado da avaliação será a capacidade individual e coletiva.


ATIVIDADE PROPOSTA

¢Leitura do livro paradidático;
¢Breve pesquisa do autor;
¢Breve pesquisa sobre o contexto do livro (em que período foi escrito e quais eram as intenções do autor escrevendo esse livro);
¢Escolha de quatro textos do livro (poemas e contos);
¢Análise dos quatro textos escolhidos (sobre o assunto do texto; a escolha das palavras; as sensações transmitidas etc);
¢Comentário sobre a diferença entre poema e poesia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

¢A nota do webquest será considerada no 3º bimestre de 2011;
¢Quesitos que serão analisados pela professora:
-Pontualidade na entrega;
-Criatividade;
-Análise cuidadosa;
-Fontes de pesquisa;
-Organização na apresentação;
-Disciplina da dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário