sábado, 1 de outubro de 2011

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 7º e 9º anos



O CORPO Carlos Drummond de Andrade

Eu, etiqueta

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome...estranho...

(...)
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda
seja negar a minha a minha identidade

(...)
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim-mesmo,
Ser pensante, sentinte e solidário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.

(...)
Por ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas algo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem,
Meu nome novo é coisa
Eu sou a coisa coisamente.

EXERCÍCIOS

1-) Como você se sente em relação às críticas feitas pelo poeta?

2-) Você concorda com ele? Por quê?

3-) O que podemos fazer para não nos tornarmos um COISA?

4-) Há neologismos no poema? Indique quais são essas palavras no texto.

5-) Escreva a respeito da interferência da moda e do consumo na identidade das pessoas. (mínimo 5 linhas).

Lembre-se: você tem auxílio da internet para pesquisar.

Um comentário:

  1. 1- Sinto-me muito mal em ver como a indústria e o consumismo interferem de maneira tão direta na vida das pessoas. É uma situação tão evidente que acaba se tornando assunto para poemas e canções.

    2- Concordo parcialmente. Muitas pessoas acreditam que para serem bem aceitas pelo grupo, é necessário deixar sua própria identidade de lado e aparentar e agir como a maioria. Felizmente, ainda existem pessoas que acreditam no seu próprio "eu" e não se deixam envolver pelo meio em que vivem.

    3- Eu acredito que a família é muito importante para que os jovens adquiram auto confiança e não se deixem levar pelo consumismo. Devemos acreditar que valemos pelo que somos e pelos nossos atos. Somos pessoas, seres pensantes e somos capazes de separar o que é bom para nossas vidas e o que não nos leva à nada.

    4- Sim: pensante, sentinte, coisante.

    5- A moda e o consumismo interferem principalmente na vida de jovens e adolescente. Muitos acreditam que seguindo a moda e consumindo produtos de marcas famosas fará com que se tornem populares e bem sucedidos, esquecendo que o mais importante é sentir-se bem e viver de acordo com suas realidades. Para muitos, fazer parte de um grupo é ter a mesma aparência, os mesmos hábitos, frequentar os mesmos lugares, enfim, é como se todos usassem uniformes e rótulos. É preciso lembrar que grupos também compartilham idéias e ideais, que a essência da vida é invisível e não aparece em comerciais de TV.

    Vinícius Duarte G. G. Moreno
    Número: 24
    Classe: 7º Ano A

    ResponderExcluir